quarta-feira, dezembro 01, 2010

BRAVO, MANGUALDE!

Ontem, nascia o dia, recebi um relefonema do presidente da câmara de Mangualde, dr. João Azevedo, a convidar-me para estar hoje presente numa cerimónia oficial, na Biblioteca Municipal. Como nunca fico bem no retrato e a minha presença em nada contribui para realçar a fotografia, fui-me eximindo devagarinho. Mas acabei por ir e em boa hora o fiz, porque num auditório completamente cheio, com uma organização excelente, sob o feliz título "Protocolo de Investimento - Diplomacia Económica Local", perante o Secretário de Estado, dr. José Junqueiro, o Governador Civil, dr. Miguel Ginestal e o presidente do AICEP, engº Basílio Horta, foram assinados com empresários nacionais e espanhóis, 31 protocolos para fixação de empresas, num renovado parque industrial com a área de 458.312 m2, com um total de investimentos de 42.140.000 Euros e a criação prevista de 726 novos postos de trabalho.
Isto é obra! Senti orgulho por ali estar e por poder privar com os velhos amigos de sempre, o Dr. Mário de Figueiredo, os presidentes da Junta, César, Vítor Tenreiro e Bernardino, a vice-presidente, dra. Maria José, a dra. Maria João, competente bibliotecária, o meu querido amigo e ex-presidente da autarquia, engº Barreiros, a minha colega dra. Isabela Azevedo, etc, etc, etc...
Mas mais importante que tudo é ver a obra feita, fruto de um trabalho exaustivo de "animal político", que é este jovem autarca, e da sua magnífica equipa de trabalho.
A título de curiosidade, como não levei a máquina fotográfica, recorri ao meu arquivo de milhares de fotografias e escolhi estas duas, que têm "história".
A 1ª é uma prova do cartaz feito para as primeiras autárquicas a que o dr. João Azevedo foi candidato, usando uma belíssima gravata em seda cinzenta... que eu próprio lhe ofereci.
A 2ª, num momento de lazer, com o meu velho e glorioso Triumph Spitfire, de 1972...
Bons tempos! Parabéns, João! Parabéns Mangualde e mangualdenses, que com a eleição deste autarca tiveram o discernimento para mudar e atirar para bem longe o anterior edil, que durante 12 longos anos, muito fez para tornar aquela cidade numa autarquia sem história e sem futuro.